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Nutrição e Saúde

Hipertensão

A Hipertensão arterial ou “pressão alta” é caracterizada por uma pressão sistólica do sangue igual ou acima de 140 mmHg e uma pressão diastólica do sangue igual ou acima de 90 mmHg.

Além de ser um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, pode provocar danos aos outros órgãos vitais do corpo humano como cérebro, rins e olhos.

Em geral, a terapia anti-hipertensiva combina dieta, atividade física e remédios. Já foi estabelecida uma relação importante entre o consumo de sódio com a hipertensão. A dieta com baixo teor de sal é capaz de reduzir a pressão arterial na maioria das pessoas. Porém sabemos que o sódio é encontrado naturalmente em quase todos os alimentos que ingerimos, mesmo que o sal não seja adicionado durante a preparação ou a mesa, e ainda que não tenha sabor salgado.

De acordo com último consenso brasileiro sobre hipertensão, pacientes adultos devem restringir a ingestão de sal a quatro gramas diárias, o que equivale a 2 colheres (café) rasas.

Dicas Nutricionais:

  • Evite o consumo de carnes salgadas ou defumadas;
  • Evite embutidos em geral (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame e etc.);
  • Evite peixes salgados (sardinha, anchova, atum e aliche em lata e o bacalhau salgado);
  • Evite queijos amarelos, curados e cremosos;
  • Evite temperos prontos, molhos industrializados, missô, molhos à base de maionese, catchup, mostarda, adoçantes a base sódio e etc.;
  • Consuma queijo branco e ricota sem sal;
  • Utilize ervas e temperos naturais para o preparo das refeições, como orégano, salsa, alho, cheiro verde e etc.;
  • Beba suco de frutas naturais e consuma muitas frutas e hortaliças in natura.

 
 

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