Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Nutrição e Saúde

Diabetes

A Diabetes mellitus é uma disfunção na produção ou captação de insulina, que é o hormônio que leva o açúcar do sangue para as células, necessário para produzirmos energia e realizarmos nossas atividades diárias. Ela é dividida em dois tipos:

Diabetes Tipo I:
normalmente é de origem hereditária e desenvolve-se na infância. É caracterizada pela ausência total da produção de insulina. O tratamento é feito com aplicação diária de insulina, em doses de acordo com a necessidade do indivíduo. Deve haver também o controle da alimentação, sendo esta isenta de açúcar, substituindo estes por adoçantes e usando-se doces dietéticos (os chamados diet). Devem-se evitar carnes gordas como as de porco, contra filé, frituras em geral, e controlar a ingestão do grupo dos carboidratos que são arroz, pães, massas, frutas, devendo estes ser consumidos seguindo orientação de nutricionista. O intervalo entre as refeições não deve ser maior que 3-4 horas para evitar períodos hipoglicêmicos (baixos níveis de açúcar no sangue) e controlar a hiperglicemia (altos níveis de açúcar no sangue) após a ingestão de alimentos.

Diabetes Tipo II: é ocasionada por alterações no decorrer da vida como sobrepeso e obesidade e cirurgias do pâncreas (órgão que produz a insulina). O tratamento pode ser com medicamentos, não havendo a necessidade de insulina em alguns casos. E principalmente deve haver o controle na alimentação, sendo este controle suficiente em muitos casos.

Quais as conseqüências para a saúde?

A descompensação nos níveis de açúcar no sangue pode levar a conseqüências graves para a saúde, que vão desde tonturas e indisposição, até acidentes vasculares e perda de membros, por necrose.
Dicas Nutricionais:

  • Evite o consumo de açúcar simples tanto na adição às preparações, como na forma de doces;
  • Dê preferência a grãos integrais, como pães, massas, biscoitos e arroz integrais e sempre consuma carboidratos acompanhados de alimentos fontes de proteína e fibras;
  • Consuma muita verdura e legumes;
  • Consuma de 3 -4 frutas por dia;
  • Evite o consumo de gorduras saturadas;
  • Evite o consumo de álcool.
  • Procure fazer atividades físicas diariamente. Troque os elevadores pelas escadas, deixe o carro em um local mais afastado e vá andando para trabalho, caminhe ou pratique natação. Ou seja, movimente-se.

 
 

Alimentação e saúde da tireóide

 
 

A tireoide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Alguns alimentos podem prejudicar sua função, assim como existem nutrientes que são essenciais para o seu bom funcionamento.

Mais
 

Erros comuns que as pessoas cometem quando querem perder peso

 
 

Hoje em dia há muita informação na mídia com dicas para emagrecimento. Mas será que podemos confiar nelas? Conheça alguns dos erros muito comuns que observamos na dieta de pessoas que querem perder peso.

Mais
 

Saúde do intestino e a prevenção de doenças

 
 

Saiba como o mau funcionamento intestinal está relacionado com a obesidade.

Mais