Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Nutrição e Saúde

Diverticulite

 

A diverticulite é uma inflamação da parte final do intestino grosso (cólon sigmóide), onde ocorre a formação de divertículos ou “bolsas”, responsáveis por acumular matéria fecal, gerando infecção e inflamação intestinal, podendo causar até ulceras ou perfurações.

A incidência é maior em pessoas acima dos 50 anos sendo praticamente incomum casos em crianças. Acredita-se que os divertículos se formem a partir de um aumento da pressão intestinal, mas isso ainda não está bem definido, outras causas como o envelhecimento (perda da elasticidade muscular intestinal), uma dieta pobre em fibras ou até mesmo a predisposição genética, também são apontadas como fatores para diverticulite.

Quando os sintomas aparecem são inespecíficos como dores abdominais e constipação (alterações hábitos intestinais). Na fase aguda pode haver queixas de dor embaixo do umbigo, diarréia com sangue, febre, náuseas e vômitos.

 

Dicas Nutricionais:

  • Inclua na sua alimentação diária alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e grãos integrais), pois elas são metabolizadas pelas bactérias do intestino e produzem ácidos orgânicos de cadeia curta revestindo a superfície interna do cólon e aumentam o bolo fecal (auxilia na constipação).
  • Mantenha-se hidratado, beba no mínimo 2 litros de água por dia, ajuda na formação do bolo fecal.
  • Em quadros agudos de diverticulite procure não consumir alimentos como (maracujá, kiwi, goiaba, tomate, pepino, ervilha, lentilha, feijões, nozes e amendoim), pois estes contêm sementes / resíduos que podem se alojar nos divertículos levando a uma maior inflamação. Desse modo, durante as crises procure ingerir alimentos mais líquidos ou sem resíduos (sopas líquidas ou batidas, purês, cenoura, chuchu, mandioquinha, pães sem grãos integrais, ovos cozidos e os sucos de frutas devem ser coados).
  • Diminua a ingestão de gorduras, pois estas podem intensificar contrações musculares e causar desconforto intestinal.
  • A atividade física é muito bem vinda, uma vez que melhora o trânsito intestinal.

 
 

Alimentação e saúde da tireóide

 
 

A tireoide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Alguns alimentos podem prejudicar sua função, assim como existem nutrientes que são essenciais para o seu bom funcionamento.

Mais
 

Erros comuns que as pessoas cometem quando querem perder peso

 
 

Hoje em dia há muita informação na mídia com dicas para emagrecimento. Mas será que podemos confiar nelas? Conheça alguns dos erros muito comuns que observamos na dieta de pessoas que querem perder peso.

Mais
 

Saúde do intestino e a prevenção de doenças

 
 

Saiba como o mau funcionamento intestinal está relacionado com a obesidade.

Mais